Futsal
O futebol de salão, conhecido apenas como futsal, é uma prática adaptada do futebol soccer, ou futebol de campo. Em uma quadra esportiva são formados times de cinco jogadores e assim como no futebol, o principal objetivo é colocar a bola na meta adversária, fazendo assim gols na equipe adversária.
O único jogador responsável por evitar o gol e segurar a bola com as mãos é o goleiro. A equipe vencedora é aquela que marcar mais gols dentro dos 40 minutos de partidas, que são divididos em dois tempos. Como as proporções são menores é possível aos jogadores, disputarem com facilidade, uma boa partida.
As bolas usadas eram de serragem, crina vegetal ou de cortiça granulada mas apresentavam o problema de saltarem muito e frequentemente saiam da quadra de jogo. Então tiveram seu tamanho diminuído e seu peso aumentado. Por este fato o Futebol de Salão passou a ser chamado de ?O Esporte da Bola Pesada?.
A outra versão, defendida principalmente pelos gaúchos, amantes deste esporte, o Futebol de Salão foi inventado em 1931 na Associação Cristã de Moços de Montevidéu/Uruguai, pelo professor Juan Carlos Ceriani, que chamou este novo esporte de ?Indoor-Foot-Ball?.
Entre os pioneiros, destaca-se em São Paulo o nome de Habib Maphuz, que muito trabalhou nos primórdios do Futebol de Salão no Brasil. O professor da ACM de São Paulo, Habib Maphuz no inicio dos anos cinquenta participou da elaboração das