Mols
Grupo: Barbara, Alessandra, Ângelo, Larissa e Luziana. Matéria: Português, professora Lúcia.
Data de entrega: 27/08/2012
Série: 2ª V01
Realismo
O Realismo teve seu início na França em 1857, quando Gustave Flaubert publicou sua obra Madame Bovary, em que sua principal personagem buscava um amor romântico, perfeito e impossível, mas a dura realidade, sem emoções, não permitia realizar suas pretensões, e ela acabou por se suicidar. As características principais do Realismo incluíam a busca da realidade de vida, mostrada como realmente é com os lados positivos e negativos; um pessimismo latente, onde as criaturas eram más e mal intencionadas, ao contrário do Romantismo, onde eram tratadas como bondosas; uso de temas de caráter grosseiro, para chocar os padrões morais do leitor; preocupação em relatar os fatos comuns do dia-a-dia, que no Romantismo eram preteridos pelo extraordinário, pelo invulgar; tudo descrito com minúcias, muitas vezes em demasia.
Características
Objetivismo, impassibilidade, observação e análise: Busca de uma explicação lógica e cientificamente aceitável para os fatos e ações.
Sensorialismo: Impressões sensoriais nítidas e precisas. Predomínio da descrição objetiva. O autor ausenta-se da narrativa, colocando-se como observador neutro. O "romance que se narra a si mesmo".
• O excessivo subjetivismo romântico é substituído pela descrição da realidade (e da relação do homem com a sociedade).
• Influência de movimentos políticos (socialismo, comunismo, anarquismo etc.).
• A ciência se afirma como único método para se conhecer, efetivamente, a realidade.
• Novos campos do conhecimento (como a sociologia e a psicologia) influenciam a literatura.
O Realismo nas artes
O Realismo fundou uma Escola artística que surge no século XIX em reação ao Romantismo e se desenvolveu baseada na observação da realidade, na razão e na ciência. Como movimento artístico, surgiu na França, e sua influência se