Moedas
Atualmente, a moeda é definida como “um bem instrumental que facilita as trocas e permite a medida ou comparação de valores”.E a sua descoberta representou um notável avanço na história da humanidade. Etimologicamente, o termo se atribui ao latim moneta, "moeda", o lugar onde se cunhavam moedas em Roma, o templo Juno Moneta.Antes do surgimento da moeda, todos viviam a procura de novos instrumentos de troca capazes de medir o valor dos bens. Entre os inúmeros meios de troca já testados antes da criação da moeda,os animais têm lugar de destaque. Na Grécia, no século VIII a.C., faziam-se as contas tomando o boi como parâmetro: uma mulher valia de vinte a quarenta cabeças de gado; um homem, cem. Servindo como meio de pagamento, o sal circulava em vários países (dai vem o termo salário), como exemplo a Libéria, onde trezentos torrões compravam um escravo. Entre as versões primitivas de moeda, as conchas foram, sem dúvida, as mais difundidas. Especialmente os cauris(espécie de búzio), que nos séculos XVII e XVIII tornaram-se a moeda internacional; metade do mundo entesourava e comprava cauris.Esta pesquisa tem como finalidade demonstrar um pouco das funções,história e características da moeda.
Moeda – funções e características. Conceito de Moeda.
O termo moeda designa qualquer meio de pagamento ou meio de troca de aceitação generalizada, isto é, um ativo que pode ser utilizado na troca para obtenção de produtos ou serviços. É importante perceber que existem diferentes definições de “moeda”:
1. O dinheiro, que constitui as notas (geralmente em papel).
2. A moeda (a peça metálica).
3. A moeda bancária ou escritural, admitidas em circulação.
4. A moeda no sentido mais amplo, que significa o dinheiro em circulação, a moeda nacional. Historia da Moeda
O aparecimento da moeda decorreu da necessidade de superar obstáculos para o desenvolvimento do sistema de trocas, em economias não primitivas, em que a divisão do trabalho e a especialização