Moeda
A moeda tem importância fundamental na economia pois sem ela ainda usaríamos o método tradicional de escambo. Escambo é nada mais do que oferecer por um produto outro produto, por exemplo, como citado no livro Manual da Economia, um criador de galinhas que quisesse roupas teria que procurar um alfaiate que quisesse comer galinhas para fazer a transação, exigindo uma coincidência de desejos de ambas as partes envolvidas e o problema da indivisibilidade, por exemplo, um fabricante de canoas querendo beber um cafezinho. A moeda soluciona esse problema por ela poder ser armazenada para se gasta posteriormente, além disso ela serve como unidade de conta, de modo a ser possível comparação de valores entre produtos diferentes e além de se poder realizar pagamentos futuros.
b) De que maneira um aumento no depósito compulsório influencia o sistema econômico?
Com o aumento do depósito compulsório o governo consegue ter o controle da quantidade de moeda real circulando tendo em vista que os bancos não poderão fazer empréstimos com o montante total de dinheiro que possuem, e com isso ajuda a frear a inflação pois o poder de compra a crédito da população diminui.
c) A moeda é única forma de reserva de valor?
Não. Em teoria, tudo que tem um valor pode ser reserva e com isso ser considerado uma reserva de valor. É óbvio porém que alguns produtos perecíveis não são uma reserva de valor duradoura, o que é mais comum em relação a reserva alternativa de valor, são títulos, ações e pedras preciosas.
d) Como é composto o sistema financeiro? Explique detalhadamente.
Sistema financeiro é o conjunto de instituições e instrumentos financeiros que visam transferir recursos dos agentes econômicos (pessoas, empresas, governo) superavitários para os deficitários.
Esses intermédios financeiros atuam de modo a equilibrar essa relação