visão sobre as práticas de RH nas empresas de hoje
1. Fase Contábil: Preocupação com custos, rígido controle de entradas e saídas relacionadas a mão de obra.
2. Fase Legal: Criação de leis trabalhistas. Poder na mão de chefes de pessoal pois tinham domínio das regras recém criadas.
3. Fase Tecnicista: Implantação das grandes indústrias no Brasil, as empresas começam a necessitar de mão de olha preparada para a linha de produção. Chefe pessoal é substituída por gerente de relações industriais. Administração dos recursos humanos passou a adotar sistema de treinamento, recrutamento, seleção, salários, cargos, etc.
4. Fase Administrativa:Profunda mudança onde o movimento sindical implementado pelas bases trabalhadoras trouxe novas responsabilidades, humanísticas voltadas para os indivíduos e suas relações. O cargo gerente de relações industriais foi alterado para gerente de recursos humanos
5. Fase Administrativa: Inicia-se os programas estratégicos atrelados ao objetivos da organização,preocupações de longo prazo com trabalhador, considerando como desenvolvimento organizacional, desenvolvimento gerencial e gestão de talentos. Gerente de recursos humanos para a ser reconhecido como diretoria.
O RH hoje em dia deixou de ser um local onde as pessoas “tem medo de passar”, um lugar burocrático e sistemático, onde as pessoas eram praticamente tratadas como números. Hoje o RH visa pela qualidade de vida do funcionário, o ajuda a estudar e aperfeiçoar e sua área, além de entender mais a questão de variação de horário. Espera-se que um funcionário feliz, produza melhor.
2- Faça comentários sobre o papel do profissional de recursos humanos no passado e nos dias atuais.
O profissional do passado era mais rígido as regras de horário e comportamento do funcionário visando apenas o lucro da empresa, ou seja, que tempo não fosse perdido. Hoje o