sintese livro Fabricas e homens karl marx
A Revolução Industrial e o cotidiano dos trabalhadores
Atualmente, as máquinas se fazem tão presentes em nossas vidas,que sem elas não existiria a grande maioria dos produtos que utilizamos, que consumimos e também muitas outras coisas.Sem elas, o cotidiano perderia todo o sentido.
As máquinas, "aparentemente" dão a impressão de tornar nossa vida mais simples, eficiente e prática, com seus produtos cada vez mais indispensáveis para todos.
Porém, sua existência também traz problemas, seus resultados e consequências como por exemplo a poluição do ar, poluição sonora, dos rios causada por automóveis, lançamento de resíduos industriais nas águas e muitos outros fatores.
Entretanto, a sociedade e o mundo, nem sempre foi como é atualmente. O principal acontecimento para o início da industrialização foi a Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra apartir do século XVIII.
Antes daí, as pessoas viviam no campo ou em vilarejos.Trabalhavam em pequeno grupos( familiares) e produziam em pequena escala, aquilo que precisavam, como uma econômia de subsistência.
Depois, com a política de cercamentos, muitos camponeses perderam suas terras;
E com a invenção das revolucionárias máquinas movidas a vapor, que trouxeram, novas mudanças para a sociedade, entre elas, uma nova maneira de organizar o trabalho: a troca das atividades artesanais pelo trabalho nas fábricas.
Os trabalhadores que serviam de mão-de-obra para as fábricas eram simples camponeses que haviam perdido suas terras com os cercamentos, mas haviam também aqueles que visavam melhores oportunidades de vida.
Fatores que posssibilitaram a Inglaterra ser pioneiro na Revolução Industrial:
-Poderio de conquistas de colônias e nvos mercados;
-Riquesa em matéria prima (necessa´rios para a indústria)
-Facilidade no transporte de mercadorias
-Politicas de cercamento
O modo de vida das pessoas também sofreu mudanças, tiveram de se adptar a uma maneira de vicer totalmete urbana, onde uma multidão se