karl marx
Karl Heinrich Marx, o “pai do socialismo científico”, nasceu em Tries (Treves) na Alemanha no dia 05 de maio de 1818. Filho de Henriette Pressburg, judia holandesa, e de Herschel Marx, advogado e conselheiro da justiça, descendente de judeu. Marx foi o segundo de nove filhos, de uma família de classe média. Em 1835 concluiu o curso ginasial no Liceu Friederich Wilhelm, em sua cidade natal. Logo após Marx ingressou na Universidade de Bonn, onde participou da luta política estudantil.
Na Universidade de Berlim, para a qual se transferiu em 1836, começou a estudar a filosofia de Hegel, destacado filósofo e idealista alemão, e juntou-se ao grupo dos jovens hegelianos de esquerda, que procuravam analisar as questões sociais, fundamentados na necessidade de transformar a sociedade burguesa. Neste mesmo ano, tornou-se membro de uma sociedade formada em torno do professor de teologia Bruno Bauer, que considerava os Evangelhos narrativas fantásticas, suscitadas por necessidades psicológicas.
Entre 1838 e 1840, dedica-se a elaboração de sua tese, em busca de um cargo de professor. Com uma posição política que se identificava cada vez mais com a esquerda republicana, Marx em 1841, na universidade de Lena, apresenta sua tese de doutorado, intitulada “A diferença entre a Filosofia da natureza de Demócrito e a de Epicuro”, em que analisa na perspectiva hegeliana, as diferenças entre os sistemas filosóficos de Demócrito e de Epicuro.
Por motivos políticos, Karl Marx não é escolhido para o cargo de professor, pois as universidades da época não aceitavam mestres que seguiam as ideias de Hegel. Desiludido, dedica-se ao jornalismo, escreve artigos para os Anais Alemães, de seu amigo Arnold Ruge, mas a censura impede sua publicação.
Nesse mesmo ano concebeu a ideia de um sistema que combinasse o materialismo de Ludwig Feuerbach com o idealismo de Hegel. Passou a colaborar no jornal Gazeta Renana, de Colônia, cuja direção assumiu em 1842. No ano