moeda
Conceito de Moeda
Moeda é um instrumento ou objeto que é aceito pela coletividade para intermediar as transações econômicas, para pagamento dos bens, serviços e fatores de produção. Essa aceitação é garantida por lei, ou seja, a moeda tem ``curso forçado´´.
Funções da Moeda
Três são as funções da moeda no sistema econômico:
Instrumento ou meio de trocas: Por ter aceitação geral, serve para intermediar o fluxo de bens, serviços e fatores de produção da economia.
Denominador comum monetário: Possibilita que sejam expressos em unidades monetárias os valores de todos os bens e serviços produzidos pelo sistema econômico. É um padrão de medida.
Reserva de valor: A posse da moeda representa liquidez imediata para quem a possui. Assim pode ser acumulada para a aquisição de um bem ou serviço no futuro.
Evolução Histórica
Antes da existência de moeda, o fluxo de trocas de bens e serviços na economia dava-se através do escambo, com trocas direitas de mercadoria por mercadoria. É de se imaginar os transtornos trazidos por tais mecanismos. Se alguém tivesse a mercadoria sal em excesso e precisasse trocá-la por outra (por exemplo carne) precisaria primeiro localizar alguém que tivesse carne em excesso e desejasse sal, e em seguida, teria de resolver o problema das quantidades e divisibilidade: quanto de sal seria necessário para comprar um boi? E se a pessoa precisasse de apenas meio boi?
Com a evolução da sociedade, certas mercadorias passaram a ser aceitas por todos, por suas características peculiares ou pelo próprio fato de serem escassas. Sendo a moeda mercadoria a forma mais primitiva de moeda na economia.
Os metais preciosos passaram a assumir a função de moeda por diversas razões: são limitados na natureza, possuem durabilidade e resistência, são divisíveis em peso etc. Para exercer o controle sobre os metais em circulação, foi implantada a ``Cunhagem´´ da moeda pelos governantes, o