segue anexo da atividade AVII
Docentes: Ariane Carine, Janine Carvalho, MariaAparecida, Bartyra Cerqueira
Discente: Vivian Lacerda
Questões de saúde coletiva
1º Qual a relação das ações de saúde publica adotadas nos períodos Colonial/Imperial e da Republica Velha com as questões econômicas e políticas?
Resp: No período colonial/ imperial existiam medidas que visavam minimizar os problemas de saúde publica que afetavam a produção econômica e prejudicavam o comercio internacional. Eram medidas que incluíam: saneamento de portos por onde escoavam as mercadorias a urbanização e infraestruturasnos centros urbanos de mais interesse econômico e que eram muitos insolubres e campanhas para debelar as epidemias frequentes e prejudiciais a produção que afetavam a imagem brasileira nos comércios internacionais.Na Republica Velha as ações de programas de saúde visavam ao controle das doenças epidêmicas, principalmente nas áreas fundamentais para a economia agrária exportadora e buscavam atrair os imigrantes para as lavouras do café e da industria incipiente, assim as ações de saneamento básico e infraestrutura eram realizados prioritariamente nos espaços de circulação de mercadorias, especialmente nos portos de Santos e Rio de Janeiro.
2º Como o estado Brasileiro estrutura o sistema de saúde no período governado por Getulio Vagas.
Resp: Com as ações de caráter coletivo sob a gestão do Ministério da Saúde separadas das ações curativas e individuas vinculada ao IEPS reforçando a durabilidade do modelo assistencial. Destacava-se que a população de maior poder aquisitivo utilizava os serviços privados de saúde integrantes da medicina liberal crescente, enquanto a maioria da população não vinculada a previdência contava apenas com os escassos serviços públicos e das instituições de caridade alem das praticas populares de tratamento.
3º O que eram CAPS e os IAPS? Qual a importância que esses organismos tiveram para a consolidação do modelo assistencial