Moeda
Esta abordagem tem como objetivo analisar a origem e a evolução da mercadoria moeda, dos períodos decorrentes da antiguidade até os períodos hodiernos, da nossa sociedade, ressaltando suas diferentes fases e funções.
Na visão de Wassily Leontieff (2005), a moeda é a mercadoria que serve de equivalente geral para todas as mercadorias. Sua origem e evolução podem ser explicadas e definidas em seis fases distintas, como:
1-A ERA DO ESCAMBO: BOI E SAL – é a época em que o homem vivia em pequenas comunidades e se utilizava da vegetação e da caça disponível na região para se alimentar e para o sustento da família. Essas comunidades foram crescendo, se multiplicando e se expandindo, e formando outros núcleos familiares, que procuravam delimitar suas áreas plantio de alimentos e de caça para subsistência dos núcleos. Tem-se ai o inicio do processo de racionalização de atividades agrícolas, enquanto uns núcleos se dedicavam ao cultivo de tubérculos, outros cultivavam grãos e outros se dedicavam á caça. Essa economia primitiva funcionava á base de escambo, que se define pela pura e simples troca de mercadorias, e as de mais valor eram o boi e o sal.
2-A ERA DA MERCADORIA MOEDA: a evolução da sociedade impõe a necessidade de se facilitar as trocas de mercadorias. O homem passa a eleger um único produto como referencial de troca para as mercadorias, algo que tivesse valor e fosse aceito por todos como tal. É a passagem da troca, do escambo de um produto por outro, para as trocas indiretas,feitas através de algo com valor intrínseco. Alguns exemplos:
a)da Antiguidade até 410:
• no Egito a moeda era o cobre;
• na Índia era os animais domésticos, arroz e metais;
• na China era, conchas , seda, sal e cereais.
b)na Idade Média, de 410 a 1.453:
• na Alenanha, a moeda era o gado, cereais e mel;
• na Rússia era o gado e prata;
• no Japão era cobre, perola e arroz.
c)na Idade Moderna, de1.453 a 1.789:
• no EUA , a moeda era o fumo, cereais,