modulo I progestão
Francisco Marcílio Gomes de Sousa
Desenvolvimento humano e diversidade, Diversidade. Da proteção à promoção, (SALVATO, 2008, p.87). O artigo de Márcio Antônio Salvato, faz uma discursão entre a diversidade cultural e o desenvolvimento humano.
No primeiro capítulo o autor aborda o relatório da ONU elaborado a partir da década de 1990, mostrando a preocupação dos economistas somente com o desenvolvimento econômico e crescimento, considerando que uma nação é mais desenvolvida que outra vendo somente o seu poder mais elevado em relação à renda per capita por cada cidadão e dessa maneira esquecem que não é só com o desenvolvimento econômico que uma não cresce, mas também tem que entrelaçar ai a diversidade cultural e o desenvolvimento humano a qual essa nação estar inserida.
O autor mostra que o desenvolvimento humano estar dividido em quatro componentes essenciais para sair do aspecto apenas econômico, que são eles: equidade, sustentabilidade, produtividade e empoderamento, sendo que esses aspectos levam as pessoas a ampliar os seus conhecimentos e assim fazer as suas escolhas segundo a sua livre vontade.
Quando as pessoas se apoderam do conceito de participação plena nas decisões todos saem ganhando, já que todos lutam por mesmos ideais, isso liberta o individuo de controles e regulamentações que são impostas por certos regimes de governos, mas como o individuo nos dias atuais estar mais informado de tudo que o rodeia ele busca lutar pelos seus direitos que foram conquistados ao longo de muitas lutas.
O desenvolvimento humano e diferente do desenvolvimento econômico sendo que o primeiro aborda uma ampla gama de fatores no qual o individuo esta envolvido, como podemos cita, a pobreza, as desigualdades sociais e de renda da maioria da população do mundo capitalista, já o segundo somente se apoderam da maioria das riquezas e dessa maneira ditam as regras para os que fazem parte das camadas menos favorecidas dentro do sistema.