MEMÓRIA PROGESTÃO MÓDULO I
DIREC: 12 – Serrinha – BA.
MUNICÍPIO: São Domingos – BA.
MULTIPLICADORA REGIONAL: Vanusa Mota Rios Carvalho
TUTORA: Yone Rios.
MÓDULO: I
DATA: 28/01/2014
COMO ARTICULAR A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA COM AS ESPECIFICIDADES E AS DEMANDAS DA COMUNIDADE?
O papel da escola, ao logo da história foi de instituição cujo seu fundamento foi exclusivamente levar a uma minoria da população o conhecimento sistematizado, voltado para o desenvolvimento do mercado capital. Mais recentemente a escola passou a ser preparada para uma abordagem mais ampla que engloba os atuais problemas sociais enfrentados e principalmente para um desafio garantido em lei que é o acesso democrático de todos a uma educação de qualidade.
A educação trabalha atualmente na perspectiva de superação do déficit ocasionado ao longo da história, mesmo havendo atualmente cidadãos que ainda não tem acesso a ela. Várias mudanças estão ocorrendo, pois, como citei anteriormente a escola foi privilegio de poucos e para que haja uma ação efetiva de oferta de ensino de qualidade a escola deve estar aberta e ter flexibilidade na sua forma de organização, incluindo as diferentes demandas e realidades da população.
Neste aspecto devemos nos atentar para o fato de que a escola deve não apenas ser uma instituição formadora de cidadãos preparados tecnicamente para o mundo do trabalho, mas de formação de sujeitos capazes de defender o acesso ao conhecimento como propulsor de humanismo e intelectualidade, na busca de intervenções sociais.
É impossível negar o avanço tecnológico como um conhecimento que torna a atual sociedade uma grande acumuladora de alternativas de formação de sujeitos, porém, este acúmulo de conhecimento não dever ser utilizado apenas no propósito de construção de bens materiais através do mundo do trabalho.
O conhecimento é algo que deve ser entendido como ferramenta de construção de perspectivas que busque soluções para os problemas sociais enfrentados pelos