MODULO SISTEMAS
Para desenvolvimento desta resenha crítica baseada no meu TCC sobre o uso dos sistemas de informações na contabilidade gerencial, falarei sobre o ERP, que segundo minhas pesquisas mais profundas sobre o assunto, foi possível observar que é o que mais se adequa à parte contábil de controle financeiro, tendo os demais sistemas, que foram criados logo em seguida, focados em clientes (CRM) e em fornecedores (SRM).
Sabendo dessa ligação do ERP com a contabilidade, é possível afirmar que a ferramenta é de total utilidade para a contabilidade gerencial atual. O contador/controller participa não somente da estruturação do sistema pré-utilização como também na tomada de decisão final que é dada pelos gestores da alta administração. Dentro desta ligação com a contabilidade, temos a divisão do sistema de informação contábil em 3 áreas: Área Legal/Fiscal; Área de Análise; Área Gerencial. Áreas essas que contemplam respectivamente as seguintes atividades: Contabilidade gerencial e controle de patrimônio, Análise de demonstrações financeiras e gestão de impostos, orçamento, projeções e acompanhamento do negócio.
Dentro do modelo de estruturação do ERP é feita uma divisão de suas atividades que passam por módulos interligados que podem ser divididos em 6 passos, são eles:
1- Estudo da empresa, obtendo-se a visão dos negócios e da organização. Este passo consiste na abordagem da estratégia da empresa, apreendendo todos os dados necessários