modulo IV
1) CONCEITO DE CULTURA SEGUNDO:
- EDWARD TYLOR (1871)
É aquele todo complexo que inclui conhecimento, as crenças, a arte, a moral, os costumes, a lei, e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade. - RALPH LINTON ( 1936)
Consiste na soma de idéias, reações emocionais condicionadas a padrões de comportamento habitual que seus membros adquiriram por meio da instrução ou imitação e de que todos, em maior ou menor grau, participam.
- BEALS ( 1953)
É uma abstração do comportamento e não deve ser confundidas com os atos do comportamento ou com os artefatos materiais, tais como ferramentas, recipientes, obras de arte e demais instrumentos que o homem fabrica e utiliza.
- FOSTER (1962)
A forma comum e aprendida da vida, compartilhada pelos membros de uma sociedade. Constante da totalidade dos instrumentos, técnicas, instituições, atitudes, crenças, motivações e sistemas de valores conhecidos pelo grupo.
- CLIFFORD (1973)
A cultura deve ser vista como um conjunto de mecanismos de controle – planos,receitas, regras, instituições – para governar o comportamento. 2) O CONCEITO DE CULTURA VARIA NO TEMPO, NO ESPAÇO E EM SUA ESSÊNCIA. QUAIS AS DIVERGÊNCIAS ENTRE OS AUTORES CITADOS ACIMA?
Tylor e Linton consideram a cultura como idéias enquanto os outros a consideram abstrações do comportamento. 3) DEFINA CULTURA INTRA – ORGÂNICA, INTERORGÂNICA E EXTRA – ORGÂNICA
Intra-orgânica dentro de organismos humanos (conceitos, crenças. Emoções, atitudes)
Interorgânica dentro de processos de interação social entre os seres humanos
Extra-orgânica dentro de objetos materiais (machados, fábricas, ferrovias, vasos de cerâmicas) situados fora de organismos humanos, mas dentro de padrões de interação entre eles.
4) EXPLIQUE O ETNOCENTRISMO NO TERMO POSITIVO E NO TERMO NEGATIVO. Pelo lado positivo o etnocentrismo é o agente de