Modos de Transporte
3.
Na escolha do meio mais adequado ao transporte, é necessário estudar todas as rotas possíveis, estudando os modais mais vantajosos em cada percurso. Deve-se levar em conta critérios tais como menor custo, capacidade de transporte, natureza da carga, versatilidade, segurança e rapidez.
Os transportes são classificados de acordo com a modalidade em:
Terrestre: rodoviário, ferroviário e dutoviário;
Aquaviário:
Marítimo
Cabotagem
Longo curso
Hidroviário
Fluvial
Lacustre
Aéreo
E quanto a forma em:
Modal ou Unimodal: envolve apenas uma modalidade;
Intermodal: envolve mais de uma modalidade e para cada trecho/ modal é realizado um contrato;
Multimodal: envolve mais de uma modalidade, porém regido por um único contrato; Intramodal (Sucessivos): quando a mercadoria, para alcançar o destino final, necessitar ser transbordada para prosseguimento em veículo da mesma modalidade de transporte (regido por um único contrato).
Todas as modalidades têm suas vantagens e desvantagens. Algumas são adequadas para um determinado tipo de mercadorias e outras não.
3.1
Conceitos e componentes técnicos dos sistemas de transportes
“Uma operação de transporte é um deslocamento de homens (viagem) ou de bens (expedição) sobre um itinerário equipado para esse fim” (S. Wyckham –
Economie dos Transports).
As unidades físicas mais usualmente empregadas nas medidas de tráfego e de volumes de transporte são o Passageiro-Quilômetro (p.km), e a ToneladaQuilômetro (t.km), juntamente com os números de passageiros e as toneladas transportadas.
Meio, Modo ou Modalidade, é uma técnica específica qualquer de transformação de uma fonte de energia em deslocamento, ou seja, em propulsão de uma da máquina em relação à infra-estrutura fixa.
Rede é o conjunto das infra-estruturas fixas, utilizadas por um mesmo meio, num dado território, constituído por vias, linhas, portos, etc.
1
VIEIRA, Guilherme Bergmann Borges