Escolha do Modo de Transporte
O QUE É UM MODAL DE TRANSPORTE?
Transporte é o movimento de pessoas e mercadorias entre localidades. Modal de transporte é o meio escolhido para transportar pessoas e mercadorias.
Pode ser: Aéreo, Ferroviário, Dutoviário, Aquaviário e Rodoviário
QUAL MODAL É O MELHOR?
A escolha de cada modal reflete na condição e necessidade específica sobre o material a ser distribuído, o ritmo de distribuição e o custo logístico.
ANALISANDO CADA MODAL...
MODAL AÉREO
Transporte ágil e recomendado para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes e encomendas urgentes.
É competitivo para produtos eletrônicos, como por exemplo, computadores, softwares, telefones celulares, etc., e que precisam de um transporte rápido em função do seu valor, bem como de sua sensibilidade a desvalorizações tecnológicas.
É mais adequado para viagens de longas distâncias e intercontinentais.
MODAL FERROVIÁRIO
O transporte ferroviário tem como característica principal o atendimento a longas distâncias e grandes quantidades de carga com menor custo de seguro e frete.
O transporte ferroviário é lento, muito utilizado para transportar matérias-primas e manufaturados de baixo valor.
Comparado ao rodoviário, oferece fretes mais baratos e desempenho inferior.
No modal ferroviário há o estoque em trânsito, onde o tempo de viagem é considerado período de estoque.
MODAL DUTOVIÁRIO
Conduz produtos através de canos/tubos cilíndricos ocos. As dutovias são compostas por três elementos: os terminais, que fazem a propulsão dos produtos; os tubos e as juntas que unem estes. As dutovias são no solo, subterrâneas ou submarinas. Utilizado para o transporte de produtos derivados do petróleo, conhecidos como oleodutos, para derivados de minério, chamado de mineroduto, também para gases e grãos.
Minimizam os riscos causados por outros veículos, mas se suas tubulações se romperem, ocasionam um grande acidente ambiental.
Transporta de forma