Modos de Transporte
2. Introdução
Este trabalho tem como objetivo mostrar os principais modos de transporte existentes no mundo, estabelecendo um paralelo entre esses meios e a atual situação brasileira. Visa também refletir sobre qual caminho se deve estabelecer para melhorar o fluxo de cargas e pessoas no âmbito do município, estado, país até do mundo.
Devemos para isso definir alguns conceitos para um melhor entendimento do assunto em questão:
-Modo de transporte: tipo de veículo utilizado para deslocamento de pessoa e mercadorias
-Transporte multimodal: Transporte que se utiliza um ou mais meios de transporte
Outros conceitos estarão especificados no próprio trabalho em questão.
A estrutura do trabalho é especificada a seguir: primeiramente a caracterização do PNLT (Plano Nacional de Logística e Transporte), descreve, após, os modais de transporte e caracteriza, finalmente, a matriz brasileira de transporte comparando-a com outros países do mundo.
Os transportes se subdividem em dois: cargas ou passageiros. A especificação de cada meio, se é de carga, passageiros ou ambos, é dada na explicação do meio de transporte.
3. PNLT (Plano Nacional de Logística e Transportes)
O PNLT foi efetuado em cooperação com o Ministério da Defesa e o CENTRAN (Centro de Excelência em Engenharia de Transportes).
Seu objetivo é edificar fortes instrumentos de análise, sob a ótica da logística, para dar apoio ao planejamento de intervenções públicas e privadas na infraestrutura e na organização dos transportes, de modo que o setor possa cooperar para a concretização das metas econômicas, sociais e ecológicas do Brasil, em metas de médio e longo prazo, rumo ao desenvolvimento sustentado.
É um plano indicativo, em processo de reavaliação recorrente, que permitirá visualizar o necessário desenvolvimento do setor dos transportes em detrimento das demandas futuras, associadas com a evolução da economia nacional e sua inserção no mundo globalizado.
Figura –