Modificações para o Ensino Médio
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
Componente Curricular: Políticas Públicas Data: 05/03/2014
Professor (a): Sandra
Acadêmico (a): Andressa Sanches Teixeira
Modificações para o Ensino Médio
De acordo com o documento, a proposta pedagógica para a reestruturação do Ensino Médio inicia-se no momento em que é apresentada para as escolas, e logo para toda a sociedade, pois a educação é um dever de todos nós.
Este documento-base tem como objetivo oferecer a nossa juventude e ao mundo uma nova concepção de Ensino Médio, que vai além de ser apenas uma etapa contínua do Ensino Fundamental, e passa a ser a etapa final da Educação Básica.
A ideia é que sejam articulados os conteúdos com a cultura, ciência, tecnologia e trabalho, sendo assim interdisciplinar, buscando uma formação mais socializadora, mais produtiva como cidadãos preparados para a vida.
No Rio Grande do Sul o Ensino Médio apresenta índices bem preocupantes, referentes ao abandono da sala de aula, a reprovação, a escolaridade líquida, o que nos mostra a necessidade de dar prioridade para o trabalho pedagógico com o Ensino Médio.
As escolas apresentam um ensino que não está associado a realidade dos alunos, não conseguem acompanhar os avanços tecnológicos do mundo, todos esses fatores acabam afastando o aluno desse ambiente.
Os cursos ofertados para a Educação Profissional pela rede pública não condizem com as características daquela região, o que reflete diretamente no desenvolvimento futuro do estado. Tornando nítida a necessidade de organização nessa etapa também.
Então a proposta para o Ensino Médio quer atender aos aspectos que aproximem a prática educativa, com o mundo do trabalho, e com praticas sociais. A organização do currículo do Ensino Médio será dividida entre Formação Geral e Parte Diversificada, onde na Formação Geral acontecerá um trabalho interdisciplinar objetivando articular o conhecimento universal sistematizado e contextualizado com novas