Piri Sarah
A opção por desenvolver um estudo sobre “Direitos Humanos e Temas Sociais: Racismo no Brasil” tem como objetivo descobrir como acontece e, qual é o papel do Brasil referente ao assunto e tem como objetivo enfatizar a investigação sobre discriminação racial, suas bases, e o seu contexto nos tempos modernos, uma vez que a temática sempre se mostra atual por ser um tema polêmico. A opção deve-se também ao incentivo do curso de especialização em Relações Internacionais da Universidade Paulista de São Paulo – UNIP, na produção de trabalhos acadêmicos com vistas ao aprimoramento da escrita e estímulo à pesquisa.
O interesse em traçar o perfil, raciocínio e meditação sobre o Racismo decorre Tanto da preocupação estimulada pela leitura de obras jurídicas; manifestações de caráter jurisprudencial e constantes alterações na legislação sobre o tema, quanto pelo comportamento da sociedade frente à preservação dos Direitos Humanos e o incentivo ao respeito à igualdade.
Este interesse também se estende na intenção de entender quais as influências sociais que produzem e reproduzem valores sobre os Direitos Humanos e, que nem sempre são executados pela maioria da sociedade.
A discriminação racial é, por vezes, mascarada sob diversos prismas de condutas, que se mostram temerosas com relação à aplicação das normas de combate ao racismo, e ao papel que o Poder Judiciário vem desempenhando nas últimas décadas.
Apesar de tímidas, as mudanças na legislação e na jurisprudência pátria, tem significado muito se comparada a séculos de exploração e desrespeito à população que, outrora, não se enquadrava no modelo padrão de ser humano digno de consideração.
O motivo da escolha do tema se deu também tanto pela relevância deste assunto complexo, porém, não menos importante para a carreira diplomática que pretendo seguir, quanto por sua relevância para o Brasil.
Este estudo se propõe a realizar um exercício de reflexão e diálogo entre autores, por meio das teorias