Ponto de reflexão
A grade curricular do ensino médio: Enem
A história da educação brasileira nos que ao longo dos anos se tem modificado os currículos a fim de adequá-los as transformações da sociedade e estas modificações aparentemente tem se mostrado ineficaz tendo em vista os baixos desempenhos dos alunos do ensino médio de escolas públicas nos vestibulares das universidades federais do país.
Tendo em mente que países em desenvolvimento como o Brasil terão seus indicadores educacionais comprometidos em função principalmente da pobreza agregado a fatores tais como território grande com muitas regiões de difícil acesso tanto por terra como pela água, então temos um quadro de profundas discrepâncias entre regiões, estados e municípios no quis respeito à educação. É importante ressaltar o papel do ensino médio na vida e cotidiano dos educando, pois segundo LODI (2004), “O Ensino Médio deve ser planejado dos educando em consonância com as características sociais, culturais e cognitivas do sujeito, tendo como referencial desta última etapa da Educação Básica: adolescentes, jovens e adultos. Cada um desses tempos de vida tem a sua singularidade, como síntese do desenvolvimento biológico e da experiência social. Se a construção do conhecimento científico, tecnológico e cultural é também um processo sócio-histórico, o Ensino Médio pode configurar-se como um momento em que necessidades, interesses curiosidades e saberes diversos confrontam-se com os saberes sistematizados, produzindo aprendizagens socialmente e subjetivamente significativas.
“Num processo educativo centrado no sujeito, a educação média deve abranger todas as dimensões da vida, possibilitando o desenvolvimento pleno das potencialidades do educando.”
O governo federal através de programas educacionais voltados a melhoria da qualidade do ensino público tem implantado medidas tais como as provas de avaliação do ensino (provinha Brasil e Enem) para através destes elementos, montar