Reflexão sobre os principais pontos do texto de joseph alois schumpeter teoria do desenvolvimento econômico
O Fenômeno Fundamental do Desenvolvimento Econômico
Schumpeter ao escrever o livro em questão tornou-se um dos precursores da teoria do desenvolvimento capitalista moderno, suas teorias incluem os chamados ciclos econômicos, que tentam criar um modelo que descreva e explique o comportamento da economia como periódico. Esse modelo afirma que a economia como um todo tende a passar por momentos que irão ocorrer ou já ocorreram, de forma que a sociedade passe por ciclos contínuos, mas de certa forma repetitivos, de mudança. No entanto, em seu texto, o autor afasta-se do modelo neoclássico de pensamento e da ideia de fluxo circular, pois considera essas ideias incapazes de explicar totalmente o desenvolvimento econômico como ele as vê.
A questão central do texto está ligada a discussão sobre o desenvolvimento econômico tendo como referência a atuação do empresário inovador (empreendedor), Schumpeter considera que Empresário é aquele dotado com o poder dos mecanismos de mudança, frente às diversas variações, mudanças e desafios do mercado e da economia. Além disso, discorre sobre como, via de regra, é o produtor que inicia os processos de mudança na produção e como o consumidor acaba sendo educado pelo produtor no sentido de acostumar-se a precisar daquele determinado novo produto ou serviço. Schumpeter ainda vai além e define que o desenvolvimento só se dá a partir da realização de novas combinações que ele claramente enumera em cinco casos determinados que são:
1) A introdução de um novo bem ou nova qualidade de um bem;
2) Novos métodos de produção ou de comercialização;
3) Abertura de um novo mercador consumidor;
4) Novas fontes de matérias-primas;
5) Novas organizações de qualquer indústria.
A partir desses conceitos, Schumpeter define que empreendimentos são negócios que exigem empresários que realizem esforços pessoais para a realização e