modernidade liquida
Relato de uma experiência com o método EAD numa leitura com Z. Bauman.
Cláudio Pellini Vargas*
RESUMO: Este relato tem por objetivo analisar uma experiência vivenciada no método da Educação a
Distância (EAD). Por meio de reflexões à luz da sociologia humanista contemporânea de Zygmunt Bauman, o texto tenta revelar como a fragilidade dos relacionamentos humanos e o controle estiveram envolvidos no processo. ABSTRACT: This paper aims to analyze an experience with Distance Education (DE) method. It tries to reveal how the human relation frangibility and the control were involved in the matter. The reflections were supported by the humanist sociology contemporary of Zygmunt Bauman.
Palavras-Chave: EAD, Bauman, Contemporaneidade
Key-Words: DE, Bauman, Contemporary
Introdução
Em condições de modernidade, o lugar se torna cada vez mais fantasmagórico: isto é, os locais são completamente penetrados e moldados em termos de influências sociais bem distantes deles. O que estrutura o local não é simplesmente o que está presente na cena; a “forma visível” do local oculta as relações distanciadas que determinam sua natureza. (Anthony Giddens, 1991)
É nítido que a tecnologia assume grande importância, afetando, de forma direta e indireta, a Educação na contemporaneidade. Presenciamos hoje a chegada de diversas ondas de possibilidades oriundas de um profundo oceano científico informativo e instrumentalizador. Tal movimento de ondas arrebenta sobre nós com uma velocidade absurdamente maior do que nossa própria capacidade de formular conceitos éticos e/ou educacionais para assimilarmos com clareza tais informações. Alunos de diferentes níveis, professores, administradores e gestores demonstram ser envolvidos pelas certezas e incertezas provenientes das tecnologias de informação e comunicação (TIC`s)
*
Mestrando em Educação – Universidade Católica de Petrópolis / RJ. Professor do Colégio Militar de
Juiz de Fora. Email: