Modelos lineares
Análise Estatística: Os dados obtidos estão representados no diagrama de dispersão abaixo.
O gráfico nos mostra uma possível relação linear negativa entre as variáveis, idade e massa muscular, para refutar ou constatar tal análise gráfica iremos testar hipóteses e, a partir delas construir modelo de regressão, para explicar o tipo de associação. Teste de Hipóteses: Para :
O teste de hipótese para esse problema quer testar se existe relação entre a variável explicativa, “Idade” e, a variável resposta, “Massa Muscular”.
As hipóteses:
Utilizando a Estatística T: Como Sob , Normal e ~ . , a estatística de teste é:
=
~
O nível de significância do teste é de 5%. Rejeita-se
se
, sendo
o valor
calculado a partir da estatística de teste e o valor obtido da tabela T-Student. Utilizando a Estatística F: Sob , e ~ .
e O nível de significância do teste é de 5%. Rejeita-se calculado a partir da estatística de teste e Utilizando o p-valor: Rejeita-se se se , sendo
. o valor obtido da tabela F de Snedecor. o valor
p-valor.
Calculando os valores obtêm-se: Para a Estatística :
, como , como
temos que ao nível de significância 5%. ao nível de significância 5%. temos que
, ,
sendo assim, temos evidências para rejeitar Para a Estatística Com o p-valor: para rejeitar sendo assim, temos evidências para rejeitar ao nível de significância 5%. , como :
, temos evidências
Interpretando os resultados dos testes realizados acima podemos dizer que há evidências contra a hipótese nula, sendo assim, temos evidências contra , logo, podemos ajustar um modelo de regressão para as variáveis em estudo. Isso quer dizer regressão. Modelo de regressão: O gráfico de