Modelos de avaliação
ADMINISTRAÇAO –
Modelos de avaliação
Respostas
.............................................................................................................
Comportamento
Kirkpatrick define este nível como a extensão da mudança de conduta e de procedimento que ocorre porque a pessoa participou do treinamento. Além de que, em sua justificativa, explica: “Alguns instrutores querem eliminar a avaliação de reação e a avaliação de aprendizado a fim de mensurar mais rapidamente as mudanças de comportamento”. Mas isto é um erro, pois supondo que não haja mudança de comportamento, a conclusão óbvia seria que o programa foi ineficiente e que deve ser descontinuado. Esta pode ou não ser uma conclusão acertada, pois a reação pode ter sido favorável e os objetivos de aprendizagem podem ter sido cumpridos, mas para que a mudança de comportamento e o alcance dos resultados financeiros ocorram, algumas condições precisam estar presentes. A fim de que a mudança de comportamento ocorra, quatro condições se fazem necessárias.
1. A pessoa precisa querer mudar.
2. A pessoa precisa saber o quê e o como mudar.
3. A pessoa precisa trabalhar num ambiente com o clima correto.
4. A pessoa precisa ser premiada pela mudança.
Um programa de treinamento pode atender os dois primeiros requisitos criando uma postura positiva em relação à mudança desejada, os conhecimentos e as habilidades necessárias. A terceira condição, no entanto, clima correto depende do chefe imediato.
Kirkpatrick descreve cinco diferentes possibilidades de clima gerado pela chefia:
1. Reativo: É aquele chefe que proíbe a mudança. É quando é vedado ao participante a utilização do que foi aprendido no treinamento. Ou porque seu estilo de liderança conflita com o que foi ensinado, ou porque não acredita na evolução da cultura organizacional já estabelecida, ou porque está influenciado pelo próprio chefe na alta gerência.
2. Desencorajador: É aquele chefe que