Modelos de avaliação e avaliação educacional
a) As diferenças entre avaliação classificatória e avaliação qualitativa. Avaliação classificatória predomina a idéia de mérito, julgamento punição e recompensa, isso dificulta aproximação entre avaliador e avaliado.
Avaliação qualitativa tem como ênfase a compreensão dos processos dos sujeitos e da aprendizagem . Nesse caso, a avaliação é coletiva.
O que pode dificultar a prática educativa, no caso da va garantias para que o processo realizado produza resultados . Na avaliação quantitativa , traz desafios que podemos enfrentar , no que diz respeito a nossa discussão.
O docente, ao avaliar seus alunos, é avaliado também , o que torna uma avaliação coletiva.
b) Avaliação Educacional, diz respeito a desempenho em sala de aula, de rendimento escolar, avaliação institucional e auto-avaliação.
O desenvolvimento do processo avaliativo no Brasil se deu de forma truncada. Nas primeiras décadas do século XX, uma resistência no meio acadêmico, não foi dado ênfase a avaliação nas produções acadêmicas, dificultou-se ainda mais o seu fortalecimento enquanto campo de estudo e pesquisa .
Na década de 60, perspectivas tecnicistas são incorporadas no contexto das políticas desenvolvimentistas do período e, consequentemente, neste panorama, a avaliação.
No final da década de 70 e inicio de 80, a avaliação é colocada sob suspeita, devido as discussões sobre o acesso dos alunos ao ensino superior e os vestibulares se constituírem em órgão seletivo.
Entretanto, no fim dos anos 80 e início dos anos 90, com a introdução das políticas educacionais, são questionados alguns dos pressupostos avaliativos, no sentido de estruturar um sistema nacional de avaliação da educação básica.
c) O SAEB – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica diz respeito ao ensino fundamental.
Coleta informações sobre alunos, professores, diretores e escolas públicas e privadas em todo o brasil, é realizado a cada