Modelo resenha
SEVERINO, Antônio Joaquim. Universidade, ciência e formação acadêmica In: _____ Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.
2. CREDENCIAIS DO AUTOR
Para produção desta resenha foi utilizado o livro produzido por Antônio Joaquim Severino, atualmente é professor titular de Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP, lotado no Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação. Nasceu em 1941, em Carmo do Rio Claro, sul de Minas Gerais. Licenciou-se em Filosofia na Universidade Católica de Louvain, Bélgica, em 1964. Em 1972, apresentou seu doutorado em Filosofia, na Universidade Católica de São Paulo. Em 2000, prestou concurso de Livre-Docência em Filosofia da Educação, na Faculdade de Educação da USP. Em 2003, mediante concurso, tornou-se professor titular da mesma instituição.Escreveu outros livros.
3. DIGESTO
Analisando as condições do ensino superior, é evidente que existe uma mudança na forma como professores e alunos devem tratar o processo de ensino e aprendizagem. No ensino universitário, existe um conjunto tríplice de objetivos, sendo eles a formação de profissionais das várias áreas aplicadas, a formação do cientista, e por fim a formação do cidadão.
A educação superior tem como destinação final o aprimoramento da vida humana em sociedade, e a Universidade é a entidade que se destina a prestar serviço ao conjunto social como funcionária do conhecimento.
Para cumprir esse compromisso, a Universidade desenvolve atividades especializadas, as quais são o ensino, a pesquisa e a extensão. Estas devem ser articuladas entre si; no entanto, a educação superior necessita ter na pesquisa o pilar de apoio e sustentação das outras duas tarefas.
A educação, de modo generalizado, pode ser definida como o processo pelo qual o conhecimento é produzido, reproduzido, conservado, sistematizado, organizado, transmitido e universalizado, espalhando seus resultados no centro da sociedade.
O