Selos ambientais e FSC
Normas para a certificação:
PRINCÍPIO # 1 - OBEDIÊNCIA ÀS LEIS E AOS PRINCÍPIOS DO FSC: O manejo florestal deve respeitar todas as leis aplicáveis no país onde opera, os tratados internacionais e os acordos assinados por este país, e obedecer a todos os Princípios e Critérios, e obedecer a todos os Princípios e Critérios do FSC
PRINCÍPIO # 2 - DIREITOS E RESPONSABILIDADES DE POSSE E USO: As posses de longo prazo e os direitos de uso da terra e dos recursos florestais a longo prazo devem ser claramente definidos, documentados e legalmente estabelecidos.
PRINCÍPIO # 3 - DIREITOS DOS POVOS INDÍGENAS DIREITOS DOS POVOS INDÍGENAS: Os direitos legais e costumários dos povos indígenas de possuir, usar e manejar suas terras, territórios e recursos devem ser reconhecidos e res territórios e recursos devem ser reconhecidos e respeitados.
PRINCÍPIO # 4 - RELAÇÕES COMUNITÁRIAS E DIREITOS DOS TRABALHADORES: As atividades de manejo florestal devem manter ou ampliar, a longo prazo, o bem estar econômico e social dos trabalhadores florestais e das comunidades locais.
PRINCÍPIO # 5 - BENEFÍCIOS DA FLORESTA: As atividades de manejo florestal devem incentivar o uso eficiente e otimizado dos múltiplos produtos e serviços da floresta para assegurar a viabilidade econômica e uma grande quantidade de benefícios ambientais e sociais.
PRINCÍPIO # 6 - IMPACTO AMBIENTAL: O manejo florestal deve conservar a diversidade ecológica e seus valores associados, os recursos hídricos, os solos, os ecossistemas e paisagens frágeis e singulares. Dessa forma estará mantendo as funções ecológicas e a integridade das florestas.
PRINCÍPIO # 7 - PLANO DE MANEJO: Um plano de manejo – apropriado à escala e intensidade das operações propostas deve ser escrito, implementado e atualizado. Os objetivos de longo prazo de manejo florestal e os meios para atingi- para atingi-los devem ser claramente definidos.
PRINCÍPIO # 8 - MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO: O monitoramento