Barreira ambienta e o comércio internacional
Alunos: Cinthia de J. R. Alves, Douglas Guedes,Rafael Belest, Tales Neves.
Professor: Edmilson de J.Costa Filho.
1. A GESTÃO AMBIENTAL INFLUENCIANDO O DESEMPENHO COMPETITIVO
DAS EMPRESAS EXPORTAORAS. (Cinthia)
Atualmente, a questão ambiental assume uma grande relevância estando relacionada a problemas ambientais como o aquecimento global, a utilização de recursos naturais não renováveis, a ocupação inadequada e a degradação dos solos agricultáveis, escassez, mau uso e poluição das águas dentre outros.
A responsabilidade ambiental vem na tentativa de ajudar na busca por novos paradigmas de produção e consumo por meio de ferramentas que possibilitem a implementação da gestão ambiental.
Seguindo essa tendência, um novo tipo de empresa tem surgido no cenário internacional. Socialmente responsável e preocupada com questões ambientais, estas organizações, incluem em seus planejamentos estratégicos questões muito mais abrangentes do que as tradicionais metas econômico-financeiras.
Segundo o modelo ETHOS de responsabilidade ambiental, a empresa deve criar um sistema de gestão que assegure que ela não contribui com a exploração predatória e ilegal do meio ambiente. Deve organizar sua estrutura interna de maneira que o meio ambiente não seja um tema isolado, mas que permeie todas as áreas da empresa, sendo considerado a cada produto, processo ou serviço que a empresa desenvolve ou planeja desenvolver. Um critério importante para uma empresa consciente de sua responsabilidade ambiental é um Relacionamento ético e dinâmico com os órgãos de fiscalização, com vistas à melhoria do sistema de proteção ambiental.
2. RESPONSABILIDADE AMBIENTAL EMPRESARIAL (Rafael)
Segundo CAVALCANTI (2003), uma empresa relaciona-se com o meio ambiente causando impactos de diferentes tipos e intensidades. Dessa maneira, empresas ambientalmente responsável devem agir visando a manutenção e melhoria das