Gestão de residuos solidos
Um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) constitui uma parte do sistema global de gestão de uma organização que visa o controle dos seus aspectos ambientais, através de uma abordagem estruturada e planeada à gestão ambiental, em todas as suas vertentes (ar, água, etc.), envolvendo toda a estrutura da organização e todos os outros que sejam influenciados pelas atividades, equipamentos, produtos e processos da organização que provocam ou podem vir a provocar danos ambientais, implementando um processo proativo de melhoria contínua.
Este processo é dinâmico visto que está sujeito a uma avaliação periódica, onde são analisados os objetivos e metas traçados, o seu cumprimento e a eficácia das medidas corretivas implementadas.
Este esforço de gestão deve resultar numa melhoria sempre contínua do desempenho da organização em matérias ambientais.
Palavras-chave: sistema de gestão – ecossistema – certificação.
INTRODUÇÃO
A problemática ambiental é consequência de uma ruptura na relação homem/natureza, causada, em grande parte, pela capacidade do ser humano para transcender, por meio da manipulação de símbolos organizados em linguagem, as reações instintivas e outros comportamentos espontâneos dos seres não humanos, o que lhe permite manipular, também, a natureza.
A gestão ambiental é a arte de se alinhar ações humanas às forças e resistências potenciais ou existentes (incluindo seus poderes de autodepuração e recuperação) da própria natureza, convertendo as ameaças ambientais em riscos gerenciáveis. Dessa forma, consegue-se levar, por meio de intervenções sistêmicas, a relação homem/natureza a uma nova estabilidade benéfica, embora longe, possivelmente, do equilíbrio original. Na maioria dos casos, a gestão ambiental não objetiva a restauração perfeita dos ecossistemas ou sua manutenção num estado de preservação permanente (sem contribuírem às atividades extrativistas). A gestão