ROTEIRO DA PRÁTICA: PRODUÇÃO DE BIODIESEL
OBJETIVO
- Obter o biodiesel a partir de óleo de soja e álcool anidro.
REAGENTES
- Óleo de soja (100 g) - Álcool etílico anidro p.a. ( 45 g) - Hidróxido de sódio p.a ( 1,0 g)
MATERIAIS
- Béqueres de 250 mL; - Bastão de vidro - Balança semi-analítica
PROCEDIMENTO
- Adicionar ao bérquer 35 g de álcool etílico (etanol anidro), com cuidado pois o produto é inflamável e pode causar queimaduras na pele e irritação nos olhos; - Adicionar lentamente 1,0 g de hidróxido de sódio (NaOH) sob agitação constante com auxílio do bastão de vidro até dissolução total.
(O HIDRÓXIDO DE SÓDIO DEVE SER PESADO RAPIDAMENTE POIS O MESMO POR SER HIGROSCÓPICO ABSORVE ÁGUA DA UMIDADE DO AR PODENDO INTERFERIR NA REAÇÃO)
- Adicionar a massa de 100 g do óleo de soja em um bérquer de 250 mL e a este adicionar lentamente e sob agitação a solução de etanol contendo hidróxido de sódio, mantendo a agitação por aproximadamente 20 minutos. - Deixar a mistura em repouso onde serão observadas duas fases sendo uma (superior) o BIODIESEL e a outra (inferior) o glicerol ou propano-1,2,3-triol.
Introdução
Tendo em vista que a maior parte da energia consumida no mundo provém de fontes não renováveis, pesquisadores em todo o mundo buscam encontrar fontes alternativas de energia. Uma alternativa possível ao combustível fóssil é o uso de óleos de origem vegetal, os quais podem ser denominados de “biodiesel” (Geris).
Os óleos vegetais ou animais, por si só não podem ser usados como combustíveis, pois possuem características físicas diferentes das do diesel comum (Ferrari). Porém, existem métodos que tornam esse óleo viável para o consumo em motores. Um deles, que será abordado neste relatório, é a transesterificação alcalina.
Este método consiste em transformar os trialciglicerídios presentes nesses óleos em ésteres de ácidos graxos, com moléculas menores. Isso torna esse tipo de combustível mais