Síntese de Biodiesel e de Nylon
Experimento 5:
Parte I – Síntese de Biodiesel
Data: 03 de junho de 2014.
Objetivos:
O experimento em questão visou produzir biodiesel a partir da reação entre metanol e óleo de soja, utilizando hidróxido de potássio como catalisador. Inicialmente foi dissolvido hidróxido de sódio no metanol, e então foi adicionado ao mesmo compartimento o óleo de soja. Na sequencia essa mistura foi aquecida, gerando como produto glicerol e biodiesel. Por fim, o glicerol foi descartado e o biodiesel restante armazenado em um frasco para que fosse usado no próximo experimento da disciplina de química experimental.
Introdução:
A procura por combustíveis renováveis e biodegradáveis vem aumentando, à medida que o mundo procura cada vez mais por formas menos poluentes de se gerar energia. O biodiesel é uma alternativa muito eficiente e vem sendo produzida em escala crescente atualmente. Além de ser uma alternativa ao petróleo e aos demais combustíveis fosseis, a obtenção do biodiesel gera empregos no setor primário, evitando o êxodo rural e o inchaço das cidades, favorecendo o ciclo da economia autossustentável, essencial para a autonomia do país.
Também há certas desvantagens na obtenção desse combustível, como o excesso de subprodutos gerados pela sua produção, principalmente a glicerina, que quando queimada gera uma substância suspeita de ser cancerígena. Pode ser citado também o possível aumento no preço dos alimentos, esgotamento da capacidade do solo, destruindo a fauna e flora de um ecossistema etc. Ao compararmos, porém, as desvantagens provenientes dos combustíveis fósseis e as mesmas dos combustíveis renováveis, vemos que certos combustíveis renováveis merecer destaque em sua produção.
O biodiesel também pode ser fabricado de maneira caseira, utilizando materiais simples, que são vendidos para o público em geral. Sua produção envolve metanol, óleo de soja e uma base, geralmente, como catalisador da reação. Ao misturá-lo com o