Modelo paradigmático de gamboa
Gamboa (2007, p. 105) afirma que “pesquisam-se problemas, e não temas [...] O problema constitui o eixo central do projeto de pesquisa. Todo projeto de pesquisa expressa fundamentalmente um problema, questões sobre esse problema e a formulação de uma pergunta-síntese [...].”
A construção da resposta No processo de construção da resposta, há diversos níveis de complexidade que
Gamboa (2007) denomina de nível técnico, nível metodológico; nível teórico; pressupostos epistemológicos; pressupostos gnosiológicos; pressupostos ontológicos.
Pergunta da pesquisa: Quais os itinerários terapêuticos e os modos de cuidado das famílias de adolescentes em adoecimento psicossocial?
a) Nível técnico Este aspecto do quadro paradigmático proposto por Gamboa (2007), refere-se aos instrumentos e passos operacionais com que são coletados e sistematizados os registros, os documentos e as informações sobre o real. Sendo assim, os dados da pesquisa serão coletados a partir de entrevistas em profundidade, observação sistemática e grupo focal narrativo com profissionais, familiares e usuários do CAPSi em Fortaleza-CE.
b) Nível metodológico Gamboa (2007) afirma que a abordagem metodológica fundamenta as técnicas utilizadas, pois elas são formas de operacionalizar a abordagem. Afirma ainda que
[...] o método é considerado como a maneira de se relacionar o sujeito e o objeto, ou como o caminho do conhecimento que o sujeito cognoscente realiza ante o objeto que o desafia. Em termos gerais, consideramos que as abordagens metodológicas se identificam com as categorias em que inicialmente classificamos as investigações; isto é, as abordagens empírico-analíticas, fenomenológico-hermenêuticas e crítico-dialéticas.(GAMBOA, 2007, p.86).A abordagem metodológica da pesquisa se dará conforme a fenomenologia hermenêutica de Paul Ricoeur, segundo o qual a interpretação é vista como