PROCEDIMENTOS PARA ELABORAR UM ESQUEMA
1º) Identificação da referência bibliográfica do autor. Ao ler o texto ou assunto, grifar (sublinhar) “as palavras-chave” dos parágrafos, para ter clareza das idéias apresentadas nos parágrafos. “As palavras-chaves” não podem ser confundidas com as idéias que exercem maior atração, maior interesse por parte do leitos, mas sim destacadas na fase posterior da leitura, no momento da interpretação do texto.
2º) O esquema apresenta introdução (composta pelos primeiros parágrafos, onde o autor apresenta o assunto); desenvolvimento (o autor apresenta os argumentos que justificam a posição assumida) e conclusão (últimos parágrafos, o autor fecha o texto apresentando o resultado de sua pesquisa). Por fim, na elaboração do esquema procurar identificar parágrafos nos quais o autor introduz, desenvolve e conclui o texto
2) RESUMO (de um conteúdo) – traz somente as idéias do autor lido. Você escreve com as suas palavras do autor e também pode fazer transcrições, ou seja, trazer para o resumo trechos com as palavras do autor exatamente como estão no texto lido, que sempre estarão com destaque gráfico (ou aspas, ou negrito, ou itálico). Ao fazer o resumo, procurar ser objetivo, colocando apenas as informações mais significativas, respeitando a estrutura e as idéias do texto original.
3) RESENHA (chamada de resumo crítico ou recensão) – Antes da produção do texto escrever a referência bibliográfica da obra lida. Além de trazer as idéias do autor lido, traz uma análise sobre o conteúdo. Tal análise deve evidenciar seus comentários sobre o texto, questionamentos, suas posições, impressões, etc. O objetivo principal da resenha é fazer uma apreciação crítica, comentada sobre uma determinada obra para publicação ou divulgação. Existem dois tipos de resenha: A informativa que limita-se a expor o conteúdo do texto resenhado com a maior objetividade possível. A crítica, cujo conteúdo da obra é acompanhado por uma apreciação crítica.