modelo elaboracao trabalho academico 2013
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 violência contra a pessoa idosa uma realidade oculta 4
2.1.1 violência contra a pessoa idosa vamos romper o pacto do silêncio 4
2.1.1.1 como prevernir a violência contra a pessoa idosa 4
2.1.1.1.1 situaçães e fatores de risco 4
2.1.1.1.1.1 violência institucional..................................................................................4
2.1.1.1.1.1.1 definindo violência contra a pessoa idosa...............................................4
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Violência contra o idoso
Entra ano, sai ano, o tipo de violência contra o idoso se repete: maus tratos dentro de casa, violência psicológica, filhos e parentes que se apoderam do dinheiro do idoso, entre outros.
E como a maior parte da violência contra os idosos ocorre dentro das residências, fica ainda mais difícil descobri-la. Essa dificuldade ocorre porque, muitas vezes, o próprio idoso se sente constrangido de denunciar alguém da sua família.
É válido ressaltar que o abandono é uma das modalidades de causar violência contra o idoso, assim podemos observar que o Código Penal Brasileiro prevê pena mais grave a quem comete tal crime.
A pessoa idosa, por si só, acaba tendo um sentimento de inferioridade, não se vê capaz de realizar as mesmas tarefas, as mesmas ações da mesma forma como antes, onde este sentimento de fragilidade pode ser agravado mediante um ofensa moral, o que pode gerar casos de depressão nas vítimas.
Assim fica de maneira resumida apontada esta infeliz realidade que é a conduta de violência contra o idoso, sendo assim deve restar claro que qualquer abuso, displicência, mau trato, humilhação ou qualquer conduta que venha a causar transtornos ou constrangimento ao idoso deve ser levado as autoridades competentes, e o agressor deverá