Modelo Elaboracao Trabalho Academico 2013
Tomando em base algumas pesquisas, descobrimos que é quase impossível um planejamento escolar, antes se não houver um projeto pautado em atrair seus alunos. Deixando claro o que pretende alcançar, ou seja, seus objetos que gestores, professores, funcionários, pretendem construir na unidade e qual formação querem para quem ali estuda.
O Projeto Político-Pedagógico é um mecanismo eficiente e capaz de proporcionar a escola condições de se planejar, buscar meios, e reunir pessoas e recursos para a efetivação desse projeto. Por isso é necessário o envolvimento das pessoas na sua construção e execução.
E para o desenvolvimento desse trabalho tomaremos como bases teóricas, textos de alguns autores que estão dentro do contexto político pedagógico.
2 DESENVOLVIMENTO
O projeto político pedagógico, ou PPP, explicando em termos simples, é o que da direção as ações de uma escola e de quem nela trabalha. E esse projeto segundo a Legislação deve ser construído em bases democráticas para que aja uma participação de todos que constroem a escola, entre eles, pais e alunos. È preciso que todos conheçam a realidade da comunidade em que se inserem para, em seguida, estabelecer o projeto a ser seguido. Nas palavras do teórico Nogaro, se a escola não tiver um projeto político, é impossível o seu desenvolvimento perante a sociedade. Para isso, é de suma importância que a parte organizadora, diretores, professores, entre outros, mergulhem profundamente na elaboração do projeto, visando compreender o conhecimento que será passado para seus alunos.
O P.P.P tem que ser compreendido, bem pensado e bem construído com cuidado por todos que passam pela escola pública para que, de fato, todos, possam sentir na pele que o Projeto Político Pedagógico é obra sua também.
Mas segundo Ilma passos, para que esse projeto seja elaborado, não necessariamente deve-se induzir os professores, funcionários em geral a