Modelo Elaboracao Trabalho Academico 2013
Ao desenvolver este trabalho conheceremos o bioma da região nordeste do RS, os aspectos físicos e demográficos, assim como históricos.
Esta é de uma exuberância inexplicável com áreas de proteção permanente, com um vasto numero de recursos hídricos, uma vegetação sadia, em algumas áreas. É quase impossível, na atualidade, não falar em degradação ambiental, e este bioma é o mais degradado do mundo, havendo apenas 7% de área remanescente em todo o Brasil. Desenvolver educação ambiental seria um ponto a ser levado em conta para a recuperação das áreas arbóreas e consequentemente dos animais, que dependem desse bioma para sobreviver, já que muitas espécies estão ameaçadas de extinção, devido à ação humana no bioma mata atlântica.
2 DESENVOLVIMENTO
O bioma predominante na região sul é a mata Atlântica, na região nordeste do Rio Grande do Sul nos municípios que foram colonizados através do tropeiro houve uma grande degradação por conta do processo de colonização. Com a chegada dos imigrantes europeus que se instalaram na região nordeste, começou a degradação das matas para a construção de casas e a abertura de campos tanto para o plantio quanto para a criação de gado, com o plantio, além da degradação das matas, começou também a poluição do solo e das águas por contas dos agrotóxicos.
Este bioma, hoje em dia, possui menos de 07% da sua vegetação original sendo que este era o terceiro maior bioma brasileiro, hoje o mais degradado ainda sendo o bioma com a maior biodiversidade de fauna e flora, existe 1.361espécies da fauna brasileira dos quais 567 espécies só ocorrem neste bioma e 20 mil espécies de plantas, das quais 8 mil só existem na mata Atlântica.
2.1 Espécies de animais em extinção.
Apesar de possuir uma grande biodiversidade de fauna há também uma grande quantidade de espécies de animais ameaçados de extinção, são 171 espécies sendo 88 de aves existentes apenas neste bioma.