MODELO DE MANUAL DE BOAS PRÁTICAS PARA SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO
Este manual descreve as operações realizadas por esta empresa, incluindo, os requisitos higiênico-sanitários dos edifícios, a manutenção e higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios, o controle da água de abastecimento, o controle integrado de vetores e pragas urbanas, a capacitação profissional, o controle da higiene e saúde dos manipuladores, manejo de resíduos e o controle e garantia de qualidade do alimento preparado. É a reprodução fiel da realidade atual da empresa, sendo utilizado sempre que a empresa realiza alterações em sua estrutura física ou tecnológica.
1- IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA
1.1- Razão social:
1.2- Endereço:
1.3- Responsável pelas atividades de manipulação dos alimentos:
O responsável pelas atividades de manipulação dos alimentos deve ser o proprietário ou funcionário designado, devidamente capacitado, sem prejuízos dos casos onde há previsão legal para responsabilidade técnica. O responsável pelas atividades de manipulação dos alimentos deve ser comprovadamente submetido a curso de capacitação, abordando, no mínimo, os seguintes temas: a) Contaminantes alimentares; b) Doenças transmitidas por alimentos; c) Manipulação higiênica dos alimentos e d) Boas Práticas.
1.4- Autorização de funcionamento
1.4.1- Certificado de Inspeção Sanitária – cópia anexo.
1.4.2- Alvará – cópia anexo.
1.4.3- Caderneta Sanitária – cópia anexo.
1.4.4- Taxa de Inspeção Sanitária do exercício fiscal – cópia anexo.
1.4.5- Horário de funcionamento da empresa - cópia anexo.
1.5- Produtos fornecidos – número de registro dos produtos com registro obrigatório e produtos isentos de registro e forma de distribuição – cópia anexo.
Produtos fornecidos (refeições “self service” ou “a la carte”, pratos feitos, doces, tortas, salgados, produtos embalados industrializados, sanduíches, etc.) e forma de distribuição (vitrine térmica, balcão refrigerado ou térmico, preparo imediato, etc.)
2