MODELO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS – CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Introdução
Gestão do conhecimento é fundamental para as empresas que querem competir nos mercados e setores mais atraentes da economia. As empresas precisam ser ágeis e flexíveis no atendimento às necessidades e satisfação dos desejos de seus clientes. O conhecimento é reconhecido como recurso econômico vital e principal vantagem competitiva e sustentável ao longo do tempo. Assim, o ser humano e seu conhecimento tornam-se fatores importantíssimos de competitividade das empresas.
A Educação Corporativa se apresenta hoje como uma das principais preocupações na Gestão de Pessoas e Gestão do Conhecimento. A ampliação e disseminação do conhecimento representam um diferencial competitivo frente à concorrência e garantir a sustentabilidade econômica das organizações.
Estudo de caso: Caixa Econômica Federal
A CEF tem como Missão atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do país. Tem como Valores a sustentabilidade econômica, financeira e socioambiental; valorização do ser humano; reconhecimento e valorização das pessoas que fazem a Caixa. Tem como Visão ser referência em banco público integrado, rentável, socialmente responsável, eficiente, ágil e com permanente capacidade de renovação.
Na era da informação, maior desafio está em transformar o acesso mais fácil e rápido à informação. A missão da Gestão do Conhecimento é organizar, estruturar, difundir e aplicar o conhecimento adquirido diariamente na empresa.
O atual modelo de gestão de pessoas prevê um aprimoramento constante do seu relacionamento com os empregados com um fórum permanente de discussão de problemas práticos, promovendo ajuste fino das relações entre a empresa e seus funcionários concursados, estagiários, adolescentes, terceirizados e demais colaboradores.
A partir do respeito e comportamento ético com seus funcionários e, estreitamento da relação empresa x necessidade destes, foi