Turismo
Deve-se destacar que a atividade turística só ocorre quando o deslocamento se dá no tempo livre, ou seja, no tempo de não-trabalho, aquele gasto fora dos negócios e, em geral, compreende o viajante que está fora de seu local de origem por mais de 24 horas e menos de um ano.
O conceito de tempo livre só aparece depois da Revolução Industrial, com as mudanças na concepção de trabalho e tempo social, e com a evolução tecnológica, principalmente nos transportes, que permitiram o deslocamento a longas distâncias com menor tempo, menor custo e maior segurança. O turismo, portanto, é uma atividade que só pode ocorrer - pelas condições apresentadas -, a partir do século XIX, sendo fruto da sociedade contemporânea. As alterações pelas quais a sociedade passou, tanto na área tecnológica como na forma de organizar o trabalho, acabaram gerando esse tempo livre, que é utilizado para reposição das forças de trabalho.
As viagens - que retiram as pessoas de seu dia-a-dia exaustivo - levaram-nas para lugares e ritmos diferentes do cotidiano, tornaram-se uma necessidade, passaram a ocorrer em intensidade cada vez maior