Modelo das 5 forças de porter
O ritmo acelerado das mudanças tornou-se parte inerente dos fatores pessoais e empresariais contemporâneos. Segundo Kotler: “O motivo da preocupação não é apenas o fato de haver mudanças, mas sua velocidade acelerada” . A empresa tem percebido que seus mercados estão em processos de constantes mudanças. As exigências dos clientes e as forças competitivas alteram-se significativamente, a cada período de poucos anos e em alguns setores econômicos em período de meses. A medida que o ritmo da mudança se acelera, as empresas não podem mais confiar em suas práticas antigas para se manterem prósperas, no entanto torna-se imprescindível para o Administrador organizar, dirigir e até mesmo garantir a permanência no mercado sem que antes tenha planejado e definido o rumo e os passos a serem seguidos.
Embora as questões ambientais venham há muito influenciando as práticas de Marketing, nesta globalização as empresas têm vivido em um cenário de concorrência acirrada, guerras, crises econômicas, políticas sociais e estes e outros fatores as têm afetado em suas áreas de atuação. Portanto, análises no micro e macro ambiente, pesquisas mercadológicas, planejamento estratégico, etc., são ferramentas que estão disponíveis à nossa utilização para driblarmos este mercado conturbado. O reconhecimento do macroambiente permite a organização saber como se encontra o mercado onde está inserida. Basta lembrar que a organização é um sistema aberto, onde se efetivam transações e intercâmbios com o ambiente que a rodeia e por isso, tudo que acontece nesse contexto reflete de algum modo na entidade, podendo algumas ser mais ou menos afetadas que as outras.
Efetivamente esse primeiro diagnóstico permite duplo efeito. O primeiro sobre a própria organização e o segundo com a percepção de como as demais organizações estão respondendo aos impactos das mudanças. A velocidade e adequação das respostas as mudanças do ambiente podem