Modelo delta e 5 forças de porter
LUCAS DE PAULA
ANÁLISE SETORIAL
Cinco forças de Porter e Modelo Delta
SÃO LEOPOLDO, 2013
AS 5 FORÇAS DE PORTER
Michael Porter sem dúvida é um dos autores mais renomados quando falamos de Estratégias Competitivas Empresariais. De acordo com Porter, existem cinco forças essesnciais para o sucesso estratégico de uma empresa. Porter menciona em seu livro, Administração Estratégica CAP .1, que: "A meta da estratégia competitiva para uma unidade de negócios em um setor é encontrar uma posição no setor onde a empresa possa se defender melhor dessas forças competitivas ou influenciá-las a seu favor". A ideia central é buscar uma estratégia competitiva através de uma posição favoravel no mercado, visa também manter uma posição lucrativa e sustentável e para isto faz a análise e uso das cinco forças que, de acordo com o autor, são as chaves para o sucesso na escolha da estratégia empresarial. 1) Rivalidade entre os concorrentes; 2) Ameaça de novos entrantes; 3) Ameaça de Produtos substitutos; 4) Poder de negociação dos fornecedores; 5) Poder de negociação com os clientes.
Fonte: Cinco Forças de Porter. Autor: Arnaldo Rabelo 1) Rivalidade entre os concorrentes;
De acordo com Porter o nível de competição em um setor se da através da rivalidade entre os competidores deste setor. A competição pode ser intensa ou não. Para definir o nível de intensidade Porter acredita que devem ser avaliadas as seguintes condições: * Número de competidores; * Crescimento do setor lento; * Empresas com alto custo fixo; * Empresas com restrição de tempo para venda do produto; * Produto ou serviço é visto como Commodity entre outras.
Quanto maior for o número de competidores, menor o crescimento do setor, maior o custo fixo, maior a restrição de tempo para a venda e o produto é tido como commodity, mais intensa será a concorrência. 2) Ameaça de novos entrantes;
Esta força trata da facilidade