Adm estrategica
Estratégica
O presente trabalho visa discutir o Modelo Delta, uma nova abordagem das estratégias em unidades de negócios, complementar às estratégias genéricas de PORTER (1989), num contexto de mudanças rápidas, onde o avanço da globalização e o acirramento da competição estão desafiando os modelos teóricos consolidados, o trabalho está estruturado em 5 partes.
1- Introdução: apresenta-se o assunto e a necessidade de formulação de estratégias considerando-se novas variáveis e fatores além daqueles que têm sido adotados por autores e executivos, como exemplo destas mudanças o trabalho vem mostrando o caso da Microsoft que tem a liderança no mercado, mas os especialistas em informática afirmam que é a Apple que detém o melhor conjunto de benefícios diferenciais. A estratégia da Microsoft não pode ser caracterizada como de baixo custo, nem de diferenciação. Esse é um exemplo demonstrativo de que nem sempre o melhor produto (bem ou serviço) vence, e aponta para uma limitação das estratégias genéricas de competição de PORTER (1989). O sucesso depende de novas regras de competição, Torna-se imprescindível, portanto, que as estratégias agreguem valor para os consumidores, caso contrário, elas serão caminhos curtos e diretos que levarão as empresas ao fracasso e para tentar minimizar estes novos desafios do mercado o objetivo deste trabalho é discutir o Modelo Delta (HAX e WILDE II, 2001), uma nova abordagem das estratégias em unidades de negócios, complementar às estratégias genéricas de PORTER (1989), num contexto de mudanças rápidas, onde o avanço da globalização e o acirramento da competição estão desafiando os modelos teóricos consolidados.
2- Evolução do Pensamento Estratégico: as idéias defendidas por pesquisadores respeitados no campo da estratégia e os principais conceitos características neste ponto do trabalho vem a explicando que pensamento estratégico é a busca meios para desenvolver estratégias para as atividades e movimentos de