Historia
Localizado no litoral norte do Brasil, o Estado do Maranhão ocupa área de 333.365,6 km2, limitado ao norte com o oceano Atlântico, numa extensão litorânea de 640 km, a leste com o Piauí, ao sul e sudoeste com o Tocantins e a oeste com o Pará. O clima predominante é tropical e seu relevo apresenta duas regiões distintas, que incluem a planície litorânea e o planalto tabular. A planície litorânea é formada por baixadas alagadiças, tabuleiros com extensas praias e as grandes extensões de dunas de areia e o litoral recortado em alguns trechos da costa, especialmente onde se formam as baías de São Marcos e São José. As demais regiões compõem-se de planaltos, que formam chapadas com escarpas, denominadas serras. Ao noroeste do Estado situa-se a chamada Amazônia Maranhense, caracterizada pela vegetação de floresta e clima equatorial.
Os rios que banham o Estado do Maranhão pertencem, em sua maioria, à bacia do Norte e Nordeste, que ocupa área de 981.661,6 km2. Dela faz parte o rio Parnaíba, o maior entre os que banham o Estado do Maranhão, localizado na fronteira com o Estado do Piauí, e os rios Gurupi e Grajaú. O rio Tocantins corre ao sul, delimitando grande parte da fronteira do Maranhão com o Estado do Tocantins. Destacam-se ainda os rios Mearim, Itapecuru, Pindaré e Turiaçu, como os mais importantes do Estado.
A população do Estado do Maranhão é de 5.300.000 habitantes, distribuídos entre 136 municípios. Entre as cidades mais populosas encontram-se São Luiz, a capital do Estado, Imperatriz, e Caxias. A densidade populacional do Estado é de 15,2 habitantes por km2. A população na faixa etária de 0 a 14 anos representa 44,1%, entre 15 e 59 anos corresponde a 49,9% e acima de 60 anos corresponde a 6%. Nas áreas urbanas vivem 40% da população, enquanto 60% encontra-se na zona rural. A proporção entre o número de homens e mulheres no Estado é equilibrada.
O extrativismo constitui-se uma das atividades econômicas mais importantes, também conhecido