Propostas de comênio (didática)
A cultura é necessária a todos.
O que são ricos sem sabedoria senão porcos engordados com farelo?Que são os pobres sem compreensão das coisas senão burros condenados a transportar a carga? Um homem formoso privado de cultura que é senão um papagaio de plumagem brilhante ou como disse alguém uma bainha de ouro com uma espada de chumbo?
A criatura racional não deve ser conduzida por meios de gritos, de prisões e de bastonadas, mas pela razão.
Sejam instruídos com um método muito fácil, não só para que se afastem dos estudos, mas até para que eles sejam atraídos como para verdadeiros deleites.
Devia implantar nas lamas dos jovens a piedade e moralidade descura se de modo particular e afirma que em todas as escolas (ate nas universidades que deviam ser o ponto mais alto da cultura humana) tem sido as mais descuradas e em conseqüência disso a maioria das vezes saem de lá em vez de cordeiros mansos, ferozes burros selvagens e mulo indômito e petulante em vez de uma índole modelada pela virtude trazem de lá um conjunto de boas maneiras que de moral apenas tem o veniz.
A ordem que desejamos seja a regra universal e perfeita na arte de tudo e ensinar e aprender não devem ser procurados nem encontrados senão na escola da natureza, devemos seguir a natureza e nunca erraremos.
Cinco fundamentos que são importantes na vida de um ser humano:
Para aproveitar as ocasiões fim de que se aprende realmente
Para despertar o engenho afim de que se aprende facilmente
Para aguçar o juízo afim de que se aprenda solidamente
Para abreviar o estudo afim de que se aprende mais rapidamente
Para prolongar a vida para que se aprendam tudo que é necessário
O método de educar deve se basear na arte
Deduzir de coisas correntes e comumente conhecidas que se fazem com êxito no campo da natureza e da arte (fora das escolas) coisas menos conhecidas que são objetivos do nosso estudo.
Importa-se instruir na idade juvenil, quando a