Modelo de 5 forças de porter
Maximiano (2006) afirma que “o entendimento das forças competitivas de um ramo de negócios é fundamental para o desenvolvimento da estratégia”.
Rivalidade entre concorrentes
Serra, Torres e Torres (2004) afirmam que “a rivalidade entre concorrentes pode ser considerada a mais significativa das cinco forças”.
As atividades e agressividade entre empresas que vendem os mesmos produtos e serviços em um mesmo mercado devem ser fortemente consideradas em um planejamento.
Ameaça de Novos Entrantes.
Além de ser necessário observar as atividades das empresas concorrentes, a ameaça da entrada de novos participantes depende das barreiras existentes contra a sua entrada, além do poder de reação das organizações já estabelecidas. (SERRA, TORRES e TORRES, 2004).
Acesso aos canais de distribuição. No caso estudado o canal é através de concessão, com regras definidas para novos entrantes na mesma marca, porém é possível por marcas concorrentes que atinja o mesmo publico.
O poder de barganha dos clientes.
O poder de barganha dos clientes pode ser traduzido como a capacidade de barganha para com as empresas do setor.
Esta força competitiva tem a ver com o poder de decisão dos compradores sobre os produtos principalmente quanto a preço e qualidade.
O Poder de barganha dos fornecedores.
O poder de barganha dos fornecedores os produtos são exclusivos, diferenciados, e o custo para trocar de fornecedor é muito alto.
Ameaças de bens substitutos
Os bens substitutos representam aqueles que não são os mesmos produtos que o seu, mas atendem à mesma necessidade. Segundo Aaker (2007), não competem com a mesma intensidade que os concorrentes primários( mesmos produtos, mesmos mercados), mas ainda são