Modelo 8 Historia A (Resumos)
Portugal e o Mundo na Segunda Guerra Mundial ao início da década de 80 – Opções internas e o contexto internacional
Nascimento e afirmação de um novo quadro geopolítico
A reconstrução pós-guerra 12-28
A definição de áreas de influência Quando o mundo emergiu na Segunda Guerra Mundial era clara a alteração de forças nas relações internacionais. Antigas potências como a Alemanha e o Japão saíam da guerra vencidas e humilhadas, outras como o Reino e a França embora vitoriosas viam-se empobrecidas e dependentes da ajuda externa. Só duas potências se agigantavam: A URSS, na força do exército vermelho e na extensão geográfica, e os EUA, a primeira potência comercial.
A construção de uma nova ordem internacional: as conferências de paz À medida que a Segunda Guerra Mundial aproxima do fim e a vitória, os Aliados começam a delinear estratégias para o período de Paz. Entre 4 e 11 Fevereiro de 1945, Roosevelt, Estaline e Churchill reúnem-se nas termas de lalta com o objetivo de estabelecer regras no pós-guerra. Essas regras constituíram-se:
Definiram-se as fronteiras da Polónia.
Estabeleceu-se a divisão provisória da Alemanha.
Decidiu-se a reunião, num futuro próximo, da conferência preparatória da Organização das Nações Unidos.
Supervisionamento dos três grandes na futura constituição dos governos de Leste.
Estabelecer a quantia de 20.000 milhões de dólares propostos por Estaline como base das reparações de guerra.
Na conferência, expressa e publicamente se tomaram parece possível que tacitamente se tenha estabelecido um acordo quanto às zonas de influência dos regimes comunistas e capitalista. Em finais de Julho reuniu-se em Potsdam, uma nova conferência com o fim de consolidar os alicerces da paz. A conferência de Potsdam decorreu num clima mais tenso que a de lalta. Vencida a Alemanha renasciam as desconfianças face ao regime comunista. Assim a conferência encerrou sem alcançar uma solução definitiva.
Perda provisória