Modelagem
Mostrar como é feito o processo de moldagem destacando as características do processo de fundição, onde os verificamos o melhor jeito para se obter uma peça com excelente acabamento e livre de defeitos indesejados. E a melhor forma de se utilizar de canais de alimentadores, canais auxiliares e vazamento, sendo mostradas a partir da moldagem de uma peça qualquer.
2. INTRODUÇÃO
2.1 Fundição
Fundição é o processo de fabricação de peças metálicas que consiste essencialmente em encher com metal líquido a cavidade de um molde com formato e medidas correspondentes aos da peça a ser fabricada. A fundição é um dos processos mais antigos e também um dos mais versáteis, principalmente quando se considera os diferentes formatos e tamanhos das peças que se pode produzir por esse processo.
2.1.2 Vantagens e desvantagens:
Sua principal vantagem é obter, de maneira econômica, peças de geometria complexa. As fundições podem ser de materiais ferrosos ou não-ferrosos. A fundição é um processo de fabricação inicial, porque permite a obtenção de peças com formas praticamente definitivas, com mínimas limitações de tamanho, formato e complexidade, e também é o processo pelo qual se fabricam os lingotes. É a partir do lingote que se realizam os processos de conformação mecânica para a obtenção de chapas, placas, perfis.
O processo de fundição aplica-se a vários tipos de metais, tais como aços, ferros fundidos, alumínio, cobre, zinco, magnésio e respectivas ligas. Porém existem também desvantagens. Os aços fundidos, por exemplo, podem apresentar elevadas tensões residuais, microporosidade, e variações de tamanho de grão. Tais fatores resultam em menor resistência e ductilidade, quando comparados aos aços obtidos por outros processos de fabricação como conformação a quente.
2.2 Tipos de Fornos Utilizados na Fusão dos Metais
Existem vários tipos de fornos e equipamentos construídos para a fusão e metais, alguns, se destinam a fusão de qualquer liga,