Modelagem por extrusão
MATRIZES
PERFILADOS MASSIÇOS
- Uma enorme variedade de perfis simples e complexos podem ser fabricados por extrusão.
- A seção transversal do orifício da matriz é, muitas vezes, bastante diferente do produto extrudado.
- Regras usuais no projeto de matrizes devem levar em consideração os seguintes aspectos:
- Os orifícios das matrizes devem ter dimensões de 10 a 15% maiores do que as do perfil desejado, devido à tendência que extrudado tem de se alongar ocasionado pelo arreste do mesmo pela cinta transportadora, ainda em estado semiplastificado.
1
MOLDAGEM POR EXTRUSAO
-
A resistência devido ao atrito que apresentam os materiais termoplásticos na passagem pelo orifício da matriz tende a ser proporcional ao comprimento da guia prismática deste orifício.
- A partir da equação de Poison, temos que a quantidade de
material que escoa em condições ideais através do orifício da matriz, varia diretamente com a quarta potencia da temperatura absoluta, e inversamente com seu comprimento e com a viscosidade do plástico.
2
MOLDAGEM POR EXTRUSAO
PERFILADOS TUBULARES
–
A grande maioria dos extrudados apresentam seções tubulares, que exigem um núcleo ou um mandril interno que de forma ao perfil interior.
- O cabeçote da figura abaixo pode ser usado tanto para tubos rígidos como para flexíveis, tendo o cuidado para que o mandril seja cuidadosamente centrado, a fim de assegurar uma espessura uniforme em todo o comprimento do perfil.
Normalmente se usa esfriar os tubos extrudados externamente com água, e internamente com ar insuflado pelo torpedo do mandril. 3
MOLDAGEM POR EXTRUSAO
4
MOLDAGEM POR EXTRUSAO
-
Os tubos exigem uma operação de calibragem para garantir as dimensões finais do produto.
-
O controle do diâmetro externo dos tubos é realizado por meio de uma matriz de calibragem resfriada a água, posicionada junto ao extrusor ou por meio de um arranjo de placas de
calibragem