As tranças de bintou
ROSMANN, Márcia Adriana1
1 Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ; Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo – UPF; Pedagoga Supervisão Escolar no IFRS – Campus Sertão; marcia.rosmann@sertao.ifrs.edu.br
Introdução: o contexto da sociedade atual
Nesse novo contexto social, a prática pedagógica na Educação Infantil torna-se um grande e importante desafio. Talvez uma das alternativas para atender de forma criativa, e levar o pequeno aluno ao desenvolvimento de sua identidade e autonomia, seja a construção por meio da ação coletiva, atendo-se à necessidade de uma atitude pedagógica em buscar e construir, em termos da complementaridade dos saberes e das ciências em face das mudanças que ocorrem tão rapidamente na sociedade e que são merecedoras de novos olhares.
A prática pedagógica passa a ter um significado diferente, ou um novo sentido, quando é objeto de reflexão. A intervenção do professor pesquisador passa a ser um diferencial na condução do processo educacional, uma vez que pode ser uma maneira de tornar a ação escolar mais dinâmica e o ensino-aprendizagem, um processo que faz sentido, tanto para o professor quanto para o aluno, pois o ensino só terá verdadeiramente sentido se houver significativa aprendizagem. Portanto, esse texto é fruto de pesquisa bibliográfica e de reflexão crítica a cerca da própria prática pedagógica na escola de Educação Infantil.
Sabemos que a criança cresce em conhecimento por meio de trocas, portanto, o professor só tem a ganhar quando se prontifica, a buscar novos saberes em processo coletivo de investigação ação. É preciso discutir sobre onde queremos chegar? O que querermos construir? Para onde vamos andar? Quem vamos educar e para quê?
A educação da criança pequena nesse novo contexto
Diante da crescente complexidade do mundo atual, cada vez mais a prática pedagógica precisa se constituir a partir da