MODEL BUSINESS CANVAS
Sua função é permitir que empreendedores e estrategistas definam o modelo de negócio da empresa de uma forma simples e visual. Com ela pode-se arquitetar e desenhar o início de um modelo de negócio em apenas uma folha de papel, de forma rápida e fácil.
Mas para entender a importância do Canvas é preciso saber antes o que é um modelo de negócio, que é o modo como a empresa vai criar valor, entregá-lo ao cliente e gerar renda no processo. Portanto modelo de negócio é uma representação da própria empresa de uma forma lógica de funcionamento e dos pontos chave determinante para o sucesso.
Montando um Model Business Canvas
O Canvas apresentado e preenchido abaixo pode ser subdividido em duas grandes dimensões, sendo à direita os elementos mais subjetivos e “emocionais” e os elementos da parte esquerda os estruturais e lógicos. O recomendado é preencher o Canvas da direita para a esquerda, pois assim, é possível conhecer primeiro os anseios e desejos dos envolvidos para, em seguida, começar a defini-los de forma mais concreta.
Esta metodologia baseia-se em um painel onde estão dispostos os nove elementos principais de um Modelo de Negócio: Segmentos de Clientes ou Mercado, Propostas de Valor, Canais, Relações com Cliente, Fontes de Receita, Recurso Chave, Atividades Chave, Parcerias Chave e Estrutura de Custo.
Definições de cada Componente do Canvas:
1) Segmento de Clientes: Diferentes grupos de pessoas ou organizações que a empresa pretende servir, com necessidades ou comportamentos comuns, claramente definidos. É o “coração” de qualquer modelo de negócio.
Perguntas importantes:
- Para quem estamos criando valor?
- Quais são as características deste segmento?
- Quem são os nossos potenciais clientes mais